A importância do ensino de Inglês na Educação Infantil

Uma vez que conectar-se a outras culturas se tornou extremamente fácil, as fronteiras linguísticas vem sumindo, tornando o domínio da Língua Inglesa fundamental para se comunicar com o mundo e com suas possibilidades.

O contato com a Língua Inglesa na educação infantil possibilita a expansão do universo da criança desde muito cedo e proporciona um upgrade curricular significativo.

O inglês deixou de ser importante e passou a ser fundamental. Os benefícios trazidos pela prática ao desenvolvimento cognitivo de bebês e crianças já são mais que certos, Quanto mais cedo, melhor.

Estudos comprovam que crianças bilíngues não tem apenas vocabulário dobrado, mas desenvolvem habilidades de solucionar problemas lógicos de diferentes formas e lidar com tarefas múltiplas (função executiva do cérebro). Ou seja, crianças bilíngues mostram desenvolvimento precoce da função executiva, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues. Ao contrário do que se pensa, as crianças não confundem as duas línguas. Elas entendem em quais situações comunicativas devem utilizar cada idioma.

Iniciar o aprendizado do idioma quando criança, além de ser ótima fase para adquirir esse conhecimento, também possibilita ao pequeno entrar na vida adulta com um bom nível no idioma.

 

A Língua Inglesa no Centro Educacional Despertar

Como sabemos, cada criança tem seu próprio processo de aprendizagem, com um ritmo diferente, necessitando, portanto, de estímulos específicos que a impulsionem. Para ensinar a Língua Inglesa nos primeiros anos, pensando no bilinguismo como um processo gradativo e constante, é preciso ter uma dose extra de sensibilidade.

Respeitamos o período de alfabetização da criança, tendo o cuidado de não explorar a leitura ou a escrita de palavras em inglês. Partimos da sonoridade da língua, assim como fazemos com nossa língua materna: aprendemos a falar e a entender o que ouvimos para, depois, aprendermos a ler e escrever.

O ensino se dá por meio de atividades lúdicas relacionadas ao cotidiano da criança. Por isso, contamos histórias, promovemos jogos e brincadeiras, dramatizamos situações e cantamos bastante.

Aqui no Centro Educacional Despertar, aprender inglês se torna divertido, interessante, prazeroso e natural.

________________________

 

Autoria do Texto: Marianna Tavares