Brincar é coisa séria

Brincar não é só entretenimento. Brincar é fundamental ao desenvolvimento infantil.

“Brincar é mais que aprender, é uma experiência essencial, um modo de decidir como percorrer a própria vida com responsabilidade.”

Lino Macedo

A essência da infância está nos momentos que a criança tem para explorar: o faz de conta, a brincadeira e o jogo. Ao brincar, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, aprende a ganhar e perder. O jogo desenvolve a linguagem, a habilidade motora e a criatividade. Durante o momento lúdico, é possível saber como a criança está se sentindo, o que ela sabe de determinado assunto/conteúdo e como reage a um desafio. O brinquedo passa a ser a linguagem da criança. É a forma dela se expressar, manifestar sentimentos de prazer e desprazer.

“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”

Jean Piaget

O envolvimento do adulto no brincar com a criança é de extrema importância e fortalece vínculos. A criança se espelha no adulto e adquire habilidades pensar antes de agir, planejar e traçar objetivos, focar a atenção, ser flexível e controlar as emoções. A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição, bem como obediência de regras. Quanto mais a criança desenvolver base socioemocial sólida, melhor será para toda a sociedade.

Na página da BBC tem várias dicas de como usar brincadeiras para ensinar habilidades essenciais de acordo com cada etapa do desenvolvimento.

Acesse https://www.bbc.com/portuguese/geral-43577511

Vamos estimular nossas crianças a brincar, conduzindo-as a serem adultos/cidadãos habilidosos, capazes de cooperar, liderar, controlar emoções, competir, seguir e desenvolver regras de forma criativa e feliz.

Marianna Tavares